EVENTOS E CONCENTRAÇÕES

10-12-2011
49º Encontro - Almoço de Natal (Viseu) - 

 
  1. 49º Encontro C.L.A.C.

  2. 49º Encontro C.L.A.C.
  3. 49º Encontro C.L.A.C.
  4. 49º Encontro C.L.A.C.
  5. 49º Encontro C.L.A.C.
  6. 49º Encontro C.L.A.C.
  7. 49º Encontro C.L.A.C.
  8. 49º Encontro C.L.A.C.
  9. 49º Encontro C.L.A.C.
  10. 49º Encontro C.L.A.C.
  11. 49º Encontro C.L.A.C.
  12. 49º Encontro C.L.A.C.
  13. 49º Encontro C.L.A.C.
  14. 49º Encontro C.L.A.C.
  15. 49º Encontro C.L.A.C.
  16. 49º Encontro C.L.A.C.
  17. 49º Encontro C.L.A.C.
  18. 49º Encontro C.L.A.C.
  19. 49º Encontro C.L.A.C.
  20. 49º Encontro C.L.A.C.
  21. 49º Encontro C.L.A.C.

Realizou-se no passado dia 10 de Dezembro de 2011, na cidade de Viseu, o XLIX Meeting do nosso Clube.
Este evento é sempre um dos mais participados do ano e apesar das condições climatéricas muito adversas, com imenso nevoeiro, chuva tipo “cats and dogs” estiveram presentes quase 4 dezenas de Clássicos que de todo o país se deslocaram até às terras de Viriato.
O espírito de Natal prova a verdadeira família que é este Clube.
Este ano a Organização esteve a cargo de um dos Associados mais antigos do Clube o Sócio pioneiro Fundador José Ribeiro, que contou com a coorganização de Paulo Nunes um dos nossos mais jovens Associados. A eles, pelo brilhante trabalho desenvolvido, pelo empenho, paixão e amizade ao nosso Clube, a nossa imensa gratidão.
A concentração iniciou-se na Lemos & Irmão onde contamos com a presença do Sr. Augusto Passos - Presidente do CA - também um sócio pioneiro do nosso Clube que nos brindou com um magnífico cocktail de receção. Apesar do temporal todos os Classicos se deslocaram sem quaisquer avarias e provaram o magnifico estado de conservação e manutenção em que se encontram. De Norte a Sul do País foram chegando a Viseu os quase 30 Opel, sempre maioritários nas nossas caravanas, destacando-se vários modelos Olympia que se fizeram à estrada para percorrer centenas de Km’s sem quaisquer receios. Também sem dificuldades chegaram os cerca de 6 Citröen onde se destacavam 5 magníficos “Bocas de Sapo”. Referência ainda para modelos de outras marcas presentes nomeadamente Toyota Corolla, Mazda MX5, Renault 4 e um Peugeot 404. Conduzir por entre serras debaixo de nevoeiro com muita chuva e com a “chauffage” no máximo faz-nos verdadeiramente lembrar como o automóvel evoluiu. Apesar de utilizarmos os equipamentos no máximo não podemos ainda prescindir do velhinho “paninho” para limpar o para-brisas e os restantes vidros, tentando assegurar uma visibilidade minimamente aceitável. Acresce a ausência de mecanismos de ajuda ao condutor que tornam os carros muito mais instáveis e deslizantes e transformam uma viagem nestas condições numa verdadeira aventura. Um autêntico regresso ao passado!
A Organização brindou os participantes com inúmeros brindes, alguns com muita utilidade e piada como por exemplo uns magníficos aparelhos de “esfrega” para limpeza das viaturas!
Após o "check-in" e a distribuição das primeiras lembranças do evento a caravana arrancou, uma vez mais debaixo de chuva, para um magnífico percurso rural em automóvel que nos levou até à Casa da Lavoura e Oficina do Linho - Museu Etnográfico. Situado numa das poucas aldeias da região de Viseu em que se trabalha o linho, este Museu está instalado numa antiga habitação senhorial recentemente requalificada. Inaugurado em Setembro de 2009 é um espaço lúdico-pedagógico que congrega todo o património relacionado com o ciclo do linho e outros aspetos da cultura tradicional que se encontravam dispersos pela aldeia nomeadamente utensílios ligados à lavoura, aos ofícios artesanais que lhe estão associados e ao cultivo e trabalho do linho desde a sementeira até ao tecido e confeção. Magnifico espaço e para o qual recomendamos uma visita.
Para terminar efetuamos um verdadeiro banquete no Telheiro do Milénio Quinta Fontinha Pedra, um local de sonho e perfeitamente adequado para um almoço de Natal. Seguiu-se um final fantástico com distribuição de mais lembranças e vários sorteios que permitiram aos nossos Associados regressar a casa com os automóveis mais carregados.
Registo para a homenagem discreta e reservada que efetuamos junto da família à nossa amiga e saudosa Ilda Ribeiro. Uma pessoa cuja alegria, amizade e companheirismo nunca esqueceremos.
Uma palavra muito especial para os múltiplos apoios que tivemos neste Evento nomeadamente: Stand Ribeiro, Lemos & Irmão, Herdade da Comporta, Aroma Global, Colinas de S. Lourenço, Casa da Lavoura Oficina de Linho, Recauchutagem Viriato e ID - Imagem Design.
O Clube Lusitano do Automóvel Clássico encerrou assim as suas Atividades em 2011 num ano que podemos considerar magnífico e bem longe da crise que nos assola, destacando-se uma vez mais a presença assídua e muito ativa dos Associados do Clube.

De salientar que o encontro deste ano foi também um evento solidário já que todos os participantes levaram géneros alimentícios, em detrimento das habituais prendas para troca.
Este conjunto de bens foi depois entregue à Comissão de Culto da Capela de Santo António Telheiro, na pessoa do Sr. Jorge Silva, no dia 16-12, na Sede do nosso Clube pelo nosso diretor Jorge Baía. As fotos abaixo documentam o momento.

 
 

O objetivo é que estes bens alimentícios disponibilizados pelos generosos Associados do Clube cheguem agora aos mais carenciados.
O nosso Clube promete continuar empenhado em causas sociais e humanitárias, juntando, no ano em curso, esta ação à do já habitual passeio de idosos do Lar CATI.

A todos um Feliz Natal.