ENCONTRO - IV
10/10/1998 - Caldas das Taipas

Encontro IV - Caldas das Taipas (1998)

Realizado no dia 10 de Outubro de 1998 foi mais uma forte jornada de afirmação do “OPEL CLÁSSICO PORTUGAL”, que desta vez visitou as paisagens nortenhas, tendo como base a bela região das Caldas das Taipas. A Coordenação esteve a cargo do Rui Pires Martins com a colaboração do Paulo Vasconcelos.
Com concentração no Porto e partida efectuada junto ao Castelo do Queijo, e perante um Sol matinal acolhedor, juntaram-se 46 pessoas a que correspondiam 19 Clássicos Opel, a saber:


● 4 Olympia Rekord (com datas de fabrico de 1954 a 1960),

● 1 Rekord Coupé de 1970,

● 1 Kadett A de 1964,

● 1 Commodore de 1967,

● 4 Kadett B – 2 Coupé e 2 Sedan (com datas de fabrico entre 1967 e 1972),

● 1 1204 SL Coupé de 1974,

● 2 1904 SR (um de 74 outro de 75),

● 1 Manta B de 72,

● 1 GT 1900 Sport de 1972,

Sendo as vedetas da prova três extraordinários
e raros automóveis, a saber:

● 1 Olympia de 1951,

● 1 Kapitan de 1961,

● 1 Diplomat V8 de 1971,

Como habitualmente a proveniência dos participantes era a mais diversa, desde Lisboa ao Porto, passando pelas Beiras e Interior Norte. Após a partida os participantes deslocaram-se até Caldas das Taipas, com passagem por Vila Nova de Famalicão, onde se procedeu a espectacular almoço num restaurante típico na zona. Com uma ementa única - Bife na pedra – todos os participantes puderam deliciar-se com a gastronomia local e usufruir do já habitual excelente ambiente de convívio da família Opel.
Na parte da tarde, e pela primeira vez no “OPEL CLÁSSICO PORTUGAL”, o programa contemplava uma vertente desportiva com três provas de Verificação de Média, a 40 km.
Gostaríamos de referenciar pela positiva o excelente trabalho efectuado pelos Controladores do Motor Clube de Guimarães, que muito gentilmente se disponibilizaram para o efeito.
Apesar da chuva que entretanto surgiu, as provas foram extremamente disputadas ao ponto de se ter verificado um empate no primeiro lugar. Com efeito, Justino Santos, em Commodore, e Filipe Mendes em 1904 SR terminaram a prova no alto do Sameiro empatados com apenas 9 segundos de penalização, tendo a vitória sido posteriormente atribuída ao primeiro por utilizar o automóvel mais antigo. Foi assim um representante da Marca - Garagem Justino, Lda. – a obter a vitória. Completaram o “Top Five” Paulo Vasconcelos (11 Segundos), Rui Martins (14 segundos) e Manuel Rodrigues (21 segundos).

Premiando o esforço dos participantes que se deslocaram de mais longe foi criado o prémio para o concorrente que efectuou a maior deslocação. O Sr. Raimundo Santos, antigo funcionário da Marca e famoso preparador de competição, que se deslocou de Mem Martins, foi o merecido contemplado. Foi perante um nevoeiro cerrado, muita humidade e alguma chuva que os concorrentes efectuaram o percurso final do Sameiro até Caldas das Taipas, onde nos Bombeiros Voluntários locais se procedeu a uma entrega muito animada de prémios.

Este foi o primeiro Encontro que a honra de ser noticia na revista Alemã ALT-OPEL MAGAZIN & Market.

Powered by Bravenet.com

Valid XHTML 1.0 Transitional